Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

ARTICULAÇÃO

Motivação:
Um antigo ditado africano já diz:
“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Ou seja, a mudança só será possível com a ação de todos.

As palavras de ordem aqui são cooperação, colaboração, planejamento e união. A proposta desse caminho é induzir reflexões sobre como criar oportunidades de parcerias e redes para melhorar a qualidade da educação na sua localidade.

O que o jogo traz nesse caminho:
Provocações e ideias simples sobre como compor forças para promovera transformação social. É aquela ideia: seu vizinho, seu colega de trabalho ou até mesmo um vereador podem ser grandes parceiros para realizar uma ação. O primeiro passo é criar a oportunidade de diálogo.

2

Para começo de conversa:

Aproximar, estar junto, criar pontes entre quem precisa e quem pode oferecer. A palavra de ordem é conexão. Fale sobre iniciativas na sua cidade que aproximam e fortalecem a relação escola-família; cidadãos e governo no tema da educação; alunos e professores realizando ações em parceria etc.

Ideia mobilizadora:

Montar na escola, na comunidade ou até mesmo na cidade toda uma forma de compartilhar o que as escolas e as organizações sociais que atuam com educação gostariam de contar com apoio
(vale desde uma atividade extra bacana na ONG, como uma roda de conversa sobre profissões, ou quem sabe um mutirão para dar mais vida aos muros da escola) e quem está disposto a colaborar (pode ser com tempo, com recurso financeiro, com dicas).

 

Fica a dica:
Existem diversas iniciativas que visam levar ideias inovadoras para dentro da escola, por exemplo. Uma delas é o Criativos da Escola, do Instituto Alana. Inspire-se:
www.criativosdaescola.com.br/

Iniciativa:

Desenvolvimento:

Iniciativa:

Desenvolvimento: