Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

ARTICULAÇÃO

Motivação:
Um antigo ditado africano já diz:
“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Ou seja, a mudança só será possível com a ação de todos.

As palavras de ordem aqui são cooperação, colaboração, planejamento e união. A proposta desse caminho é induzir reflexões sobre como criar oportunidades de parcerias e redes para melhorar a qualidade da educação na sua localidade.

O que o jogo traz nesse caminho:
Provocações e ideias simples sobre como compor forças para promovera transformação social. É aquela ideia: seu vizinho, seu colega de trabalho ou até mesmo um vereador podem ser grandes parceiros para realizar uma ação. O primeiro passo é criar a oportunidade de diálogo.

5

Para começo de conversa:

Você já parou para pensar que nos educamos o tempo todo e em todos os lugares? Essa é a ideia das “cidades educadoras”, um território que se compromete em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os seus habitantes. Cite três ações que podem ser realizadas nas cidades para que tenhamos espaços, tempos e pessoas que são verdadeiros agentes pedagógicos.

Ideia mobilizadora:

Organizar um grupo e circular pela cidade para identificar se ela tem os elementos presentes em uma cidade educadora. O ponto de partida pode ser inspirado por este material.

 

Fica a dica:
Acesse o site Educação e Território para conhecer mais sobre o tema. No país, existe uma Rede Brasileira de Cidades Educadoras, com 20 participantes.
Conheça mais em www.edcities.org/rede-brasileira/

Iniciativa:

Desenvolvimento:

Iniciativa:

Desenvolvimento: